DIY: Como pintar móveis de madeira

Faça Você Mesmo

É sempre bom renovar e dar cara nova à móveis que temos em nossa casa. Os móveis de madeira podem ser reformados de forma simples e econômica. Basta usar a criatividade e colocar as mãos à obra.

Antes de começar

Já sei que você está lendo e pensando em qual lixa deve comprar, qual tipo de tinta e já está imaginando a sujeira que isso vai fazer. Mas fique tranquilo, você pode fazer um bom trabalho sem bagunça.

Hora de começar – Tinta epóxi

Uma alternativa para pintar qualquer móvel de madeira sem a nuvem de poeira e sujeira da lixa, é utilizando a tinta epóxi. A tinta é super resistente, é até mesmo utilizada para pintar azulejos, mas atenção, existe no mercado uma tinta epóxi a base de água e outra a base de solvente.

A tinta epóxi a base de água é mais barata, é solúvel em água, ou seja, não precisa usar solvente orgânico/químico mas é uma tinta com uma qualidade inferior se comparado a tinta epóxi a base de solvente.

A epóxi a base de solvente é usada para trabalhos mais pesados como em pisos, para proteger contra abrasão, produtos químicos e, é resistente a manchas, graxa e óleo.

Independente da opção escolhida, na hora de aplicar, fique esperto e leia as instruções de preparo da tinta.

Já selecionou a peça que será pintada? Já sabe a cor? Já escolheu qual a opção de tinta (epóxi a base de água ou solvente)? Então, vamos lá.

Para tinta epóxi é indicado o uso do pincel ou do rolo de lã de carneiro ou lã sintética baixa para melhor fixação da tinta na superfície.

  • Antes de aplicar a tinta é necessário limpar o objeto, retirando sujeira e poeira.
  • Use jornal para proteger o chão contra respingos de tinta ou possíveis acidentes durante a pintura.
  • Leia e siga as instruções de preparo da tinta. Cada fabricante possui um modo de preparo e uma especificidade diferente.
  • Agora, basta aplicar a tinta usando o rolo ou pincel de lã de carneiro. O segredo é não forçar o rolo sobre o móvel para não marcar durante a pintura.

Batida de pedra

Batida de pedra é um tipo de tinta utilizada na parte externa de automóveis, protegendo o carro contra chuva, terra e batida de pedra. Ela é a base de água e fácil de ser aplicada.

Os materiais e o processo de aplicação é idêntico ao da tinta epóxi:

  • Limpe o objeto retirando sujeira e poeira, antes de aplicar a tinta.
  • Use jornal para proteger o chão contra respingos de tinta ou possíveis acidentes durante a pintura.
  • Leia e siga as instruções de preparo da tinta. Cada fabricante possui um modo de preparo e uma especificidade diferente.
  • Agora, aplique a tinta usando rolo ou pincel de lã de carneiro. O segredo é não forçar o rolo sobre o móvel para não marcar durante a pintura.

Gostou das dicas? Agora é a sua vez. Está na hora de colocar a mão na massa e renovar.

Copyright © 2019 Blog Minimos Detalhes
Desenvolvimento por Agência R8.
Voltar para o topo