DIY: Terrário

Faça Você Mesmo

Fonte: Casa Abril

O terrário é um micro-jardim, um ecossistema em miniatura mantido dentro de um recipiente de vidro. A ideia é reproduzir as características de um ambiente natural, em um espaço limitado e controlado. Mas não necessariamente precisa envolver animais.

A possibilidade de se manter todo um ecossistema funcionando em um terrário foi descoberta por Nathaniel Ward, um médico inglês. Ward colocou pupas de borboleta e terra em uma caixa de vidro fechada, para observar o processo de metamorfose do inseto.

A surpresa apareceu quando plantas que sobrevivem encapsuladas começaram a se desenvolver no interior da caixa. Em função disso, os antecedentes dos primeiros terrários foram chamados de Caixa de Ward.

Ciência à parte, terrários podem ser apenas um DIY divertido para quem ama a natureza e quer estar mais em contato com ela, enquanto estimula sua criatividade. São perfeitos para espaços pequenos, como apartamentos ou escritórios. Além de serem fáceis de cuidar e podem durar muitos anos.

Fonte: Lar, Doce Lar

Quer aprender a fazer seu terrário em casa? Siga nosso DIY:

Materiais:

– recipiente de vidro limpo

– pedras pequenas

– terra

– plantas que serão colocadas

– enfeites e acessórios de paisagismo

– ferramentas para auxiliar na montagem: funil, colher, pinça, luvas etc

Montagem:

– Coloque as pedrinhas no fundo do recipiente, o ideal é que seja formada uma camada fina, de mais ou menos 3 centímetro, para servir como camada de drenagem.

– Faça uma camada com a terra ou o substrato que você for utilizar, deixando espaços para colocar as plantas e abrigar suas raízes sem problemas.

– Preste atenção para que a soma das camadas (pedrinhas + substrato) ocupe cerca de 1/3 da altura do recipiente, sendo que a camada de solo deve ser mais espessa.

– Retire cada planta de seu vaso original e plante-a no buraco deixado para ela na terra e acomode o solo ao seu redor com os dedos.

– Depois de colocar todas as plantas, decore seu terrário da forma que preferir. Use pedras, miniaturas, cenários etc.

Dicas:

– Sugestões de plantas: bromélias, suculentas, cactos, orquídeas ou outra de sua preferência, mas lembre-se, ela deve ser adequada para espaços pequenos.

– Dependendo do tipo de terrário que você for montar e da vegetação que for usar, você pode substituir a terra por algum outro substrato, como a areia.

– Seu recipiente pode ser aberto ou fechado, depende de você. Além disso, você pode usar outros materiais, como vasos tradicionais, madeira etc.

– Se seu recipiente for fechado, é interessante colocar uma camada fina de carvão vegetal acima da camada das pedrinhas, para ajudar a manter o solo do terrário seco e fresco.

– Outro detalhe sobre recipientes fechados: se o material do terrário não for vidro, consiga que pelo menos uma das paredes seja transparente. Dessa forma se permite a entrada de luz e que você consegue ver como estão suas plantas.

Fonte: Incrível Club

Gostou das dicas? Faça já seu próprio terrário!

Copyright © 2019 Blog Minimos Detalhes
Desenvolvimento por Agência R8.
Voltar para o topo