Sala de cinema – monte a sua!

Sem categoria
cinema em casa

Já não é um sonho tão distante assim montar uma sala de cinema em casa. Com a tecnologia disponível atualmente no mercado de TVs, você pode investir em alguns itens para transformar a sua sala de TV ou um cômodo em uma sala de cinematografia maravilhosa.

Para isso, você deve levar em consideração 5 itens:

  • Iluminação
  • Cortina
  • TV
  • Som
  • Sofá

Iluminação ideal para o seu cinema em casa:

cinema iluminação

Para dar aquele toque especial no ambiente e criar o clima de Hollywood, nada melhor do que uma iluminação pensada para este propósito.

Primeiramente, é bom ressaltar que a iluminação ideal para esse fim é uma iluminação indireta. Aposte em arandelas, sancas ou uma iluminação pontual que possa ser dimmerizada. As lâmpadas LED do mercado são dimmerizáveis e também podem contar com várias temperaturas e configurações de cor. Assim, você consegue realizar toda uma programação da iluminação para impressionar seus convidados.

A cortina perfeita também é muito importante:

Por isso, invista naquelas que cubram toda e qualquer entrada de luz possível. Os modelos com blackout são as mais indicadas. Como elas serão usadas no ambiente eventualmente, procure escolher cores mais sóbrias e que combinem com o espaço ao redor, compondo com a paleta de cores criada entre a parede e os móveis, por exemplo.

A estrela do ambiente: a TV!

Escolher uma televisão pode ser simples se você sabe o que quer. Atualmente, os aparelhos que dominam os interesses de quase todo mundo são as Smart TVs. Elas são dispositivos inteligentes que se conectam à internet e têm suporte a vários aplicativos, como Netflix, YouTube e redes sociais, ampliando as possibilidades de conteúdo à sua disposição.

Outro detalhe importantíssimo em relação às televisões é a resolução. Os modelos 4K são o que há de melhor neste aspecto atualmente.

Mais uma característica essencial é o tamanho da tela — para encontrar o tamanho ideal, é preciso levar em conta o espaço de sua sala. Quanto maior o tamanho da tela, maior deve ser o espaço entre ela e o espectador. Uma dica que decoradores dão é: multiplique a diagonal do tamanho da tela por 3 e pronto: você terá a distância recomendada! É importante não se esquecer da altura ideal em relação ao chão que um televisor deve ficar. A altura do chão ao centro da TV também é importante e costuma ser de 1,5 metro, independente da TV.

Emoção e som

Não se fala de “cinema em casa” se você não possui um sistema de som competente. Para isso, um home theater acaba sendo a melhor pedida. Aqui, como em relação à escolha da televisão, é preciso levar em conta a área da qual você dispõe para instalar o equipamento. Espaços pequenos pedem aparelhos com potência reduzida a fim de não deixar as emissões sonoras desconfortáveis. Quanto maior for o ambiente, maior pode ser a potência e o número de caixas, e vice-versa.

A dica geral, porém, é ter em mente o tipo de aparelho que você deseja já na hora de elaborar um projeto, a fim de que tudo sirva às suas necessidades de forma eficaz. É sempre bom pensar no home theater durante o projeto, porque, apesar de muitos aparelhos funcionarem por Bluetooth, equipamentos mais eficientes tendem a ser cabeados.

O isolamento acústico também é um detalhe a ser pensado no cinema em casa, uma vez que o som ambiente não deve ultrapassar a sala, incomodando os vizinhos ou outros moradores da casa. A mobília já ajuda a absorver bastante o som e, para isso, escolha estofados grossos e móveis em madeira. O piso de madeira também pode contribuir para não espalhar o som para os outros lugares da casa.

Agora é só sentar e aproveitar. Mas onde?!

Pense de onde você vai curtir todo este universo de entretenimento com áudio, vídeo e conteúdo de qualidade. Na hora de definir um assento para a sua sala de cinema, pense sempre em deixar o lugar confortável. O principal a se levar em conta é que o conforto deve ser o ponto crucial para a escolha dos sofás, poltronas ou camas que fizerem parte da composição do ambiente.

Pense em um cinema comercial e com certeza você vai se lembrar de muita cadeira desconfortável e daquela vontade incontrolável de colocar o pé na cadeira da frente. Parta disso para definir o uso de poltronas reclináveis ou com banquetas, namoradeiras, chaises e sofás com catraca.

Evitar tecidos desconfortáveis também é um fator importantíssimo na hora de definir o tipo de móvel para a sua sala de cinema.

E então?! Gostou das dicas?! Pronto para pegar a pipoca e curtir um filme?