Wabi-Sabi: conheça esse conceito

Sem categoria
wabi-sabi decor

Baseado no zen-budismo, o Wabi-Sabi representa uma abrangente visão do mundo à japonesa. É uma abordagem estética centrada na aceitação da imperfeição e simplicidade.

Seguindo a linha do estilo Niksen, que preza pelo relaxamento e inspira ambientes mais acolhedores e agradáveis em casa o Wabi-sabi também
evoca um ritmo de vida e de casa mais lento, que resgata raízes e exalta a ação do tempo.

É uma beleza discreta que existe no que é modesto, rústico, imperfeito, ou mesmo decadente. Uma sensibilidade estética que encontra uma beleza melancólica na impermanência de todas as coisas.

Na decoração, a estética é uma tendência geralmente composta por móveis e revestimentos rústicos (sem finalização), tecidos naturais, assim como também, tons mais terrosos e neutros.

Essa apreciação do despojamento é representada nos dias de hoje por meio de uma estética que valoriza o rústico, o imperfeito, o monocromático e o aspecto natural. O que está em questão é o processo, não o produto final. Esse conceito está intimamente ligado ao slow living, que busca desacelerar e se concentrar no que geralmente é deixado de lado.

Uma mesa de madeira maciça e com pouco acabamento, uma tábua de cortar alimentos que vai adquirindo talhos mais profundos com o uso, flores secas reaproveitadas em novos arranjos simples e despretensiosos – são objetos que conservam as marcas do tempo e, à sua maneira, contam uma história.

Gostou dessa tendência?! Continue nos acompanhando em nosso blog para saber mais!